A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Helder Oliveira e André Bueno apresentam o projeto “Meu Olhar, Meu Mundo” que visa dar visibilidade às questões relativas à população em situação de rua da cidade de São Paulo. A exposição, realizada na Galeria Prestes Maia e em lambes espalhados pela cidade, tem como propósito expor fotografias e olhares de pessoas em situação de rua, produzido através de oficinas e palestras realizadas em um dos espaços do programa municipal Autonomia em Foco, que acolhe famílias ou pessoas sozinhas em situação de rua que já possuem renda e estão próximas da autonomia plena. Por meio da linguagem fotográfica, são revelados seus olhares e cenas sobre o cotidiano das ruas, a partir de reflexões em torno da temática com realismo, mas repletos de construção poética.
A exposição tem a marca da interação e troca de experiências dos envolvidos na medida em que apresenta fotografias sobre o cotidiano de pessoas em situação de rua, reveladas como olhares por onde passam e vivem cotidianamente. A escolha da utilização da linguagem fotográfica permitiu revelar uma cidade (in)visível aos olhos da maioria da população e convidar a todos para refletir sobre o ser humano, o seu lugar no mundo em busca da garantia dos seus direitos humanos.

Participar da semana do 2º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, possibilitará a reflexão sobre a diversidade, no respeito às diferentes formas de ver o mundo, a vivência da cidadania, um momento para que os autores desta exposição tenham mais visibilidade numa cidade que pode ser mais acolhedora, inclusiva e tolerante, mais justa e amorosa.

Helder Oliveira e André Bueno

Mais Projetos